ReactOS tem futuro?

Malba Tahan
Posts: 13
Joined: Sat Nov 27, 2004 3:08 am
Location: Chapecó, SC, Brazil

ReactOS tem futuro?

Post by Malba Tahan »

O projeto ReactOS é tão revolucionário que me deixa com dúvidas... Será que a Microsoft vai deixar barato e não vai fazer nada? Eles podem de alguma forma impedir que o projeto continue? Eu ouvi falar que a Microsoft tava querendo impedir que outros sistemas usassem a FAT32, a não ser que pagasem a ela uma certa quantia... será que podem fazer esse tipo de coisa com alguma parte do Ruindows, algo que venha a "detonar" com o ROS?
Espero que dê tudo certo...
E viva o ReactOS!!!!
bratao
Posts: 57
Joined: Thu Dec 02, 2004 12:23 pm

Post by bratao »

Meu velho, tem muito, + muito futuro mesmo
Imagina, daqui a 2 anos, que ele vai tar muito conhecido, + conhecido mesmo, e vai ter muitos developers, vai sair uma versao a casa dia, imagina, tipo o linux, apesar que o linux ser uma porcaria

Com o tempo, vamos ser, muito mas rapido que o Ruindows, e alem que nao vamos ter que esperar ums 3 meses por uma correcao besta, ou 4 anos por uma nova versao

Para ter a ideia, em 1 ano crecemos o mesmo que o windows em 6 anos :!: Comparando do Win 3.1 para o Win 98, apesar que daqui a uns 2 meses vamos passar concerteza o win98 em questao de estabilidade
Spectrobozo
Posts: 1
Joined: Thu Dec 16, 2004 5:22 am
Location: Jaraguá do Sul, SC - Brasil

Post by Spectrobozo »

eu espero que o ReactOS continue dando certo e crescendo! eu me interessei muito pela versao de xbox. e espero a versao com suporte a USB :)

mais as questoes legais em relação a microsoft como ficam?
Vitor Hugo
Posts: 4
Joined: Sat Dec 18, 2004 6:42 pm
Location: PI/Brazil
Contact:

Futuro à vista!!!

Post by Vitor Hugo »

Aew!!! Galera do Brasil! vamos começar a montar a nossa comunidade, convidar nossos colegas de escola, rua, universidade, vamos aprender a ajudar esses kras a criar esse sistema operacional, que deverá ter muito futuro!

Espero que nós possamos contribuir muito com o ReactOS! Ei, quem estiver interessado em montar uma comunidade ReactOS, discutir sobre o sistema, enfim, aprender junto comigo... me adicionem no MSN (vhmp@hotmail.com), vamos trocar idéias! Vlw! Flw... ei que tal montarmos uma comunidade no Orkut tb? :!: 8)
Vitor Hugo
vagabundo
Posts: 1
Joined: Sun Dec 19, 2004 7:35 am
Location: Brazil - São Paulo
Contact:

Quanto a questões legais

Post by vagabundo »

Todo mundo sabe que a Microsoft tem grandes investimentos na area juridica, pra derrubar qualquer tipo de concorrencia, mas nesse caso é diferente, pois o ReactOS é um projeto que partiu do zero.
Conta com o apoio de projetos que já deram certo (como o wine) e que mesmo usando de alguns componentes semelhantes como o sistema de arquivos, ou qualquer coisa que tenha o mesmo funcionamento que no windows, caso sofra alguma problema judicial, deve ser muito facil de esclarecer que é impossivel criar um sistema 100% compativel sem utilizar de componentes semelhantes, por exemplo, se não tiver uma compatibilidade com directx, como os jogos que foram elaborados pra windows funcionarão? :wink:
Kill-Bill
wsnake
Posts: 3
Joined: Sat Nov 27, 2004 6:22 am
Location: Brazil
Contact:

Post by wsnake »

Ta ai a comunidade q eu criei no Orkut para os brasileiros q assim como eu estão apostando no ReactOS.

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=964642
fernandotcl
Posts: 2
Joined: Sun Jan 30, 2005 7:28 am
Location: Sao Paulo, Brazil

Post by fernandotcl »

Malba Tahan wrote:Será que a Microsoft vai deixar barato e não vai fazer nada?
Não devemos nos preocupar com isso, não agora. Até esse projeto ser visível o suficiente espero que patentes de softwares sejam melhor reguladas. Além disso, o problema das patentes não chegou aqui ainda, e na Europa parece estar sendo combatido e solucionado aos poucos.

Se você considerar que o ReactOS vai ser uma plataforma alternativa, geralmente visando os desenvolvedores de aplicações pra Windows que não querem o software que a Microsoft oferece (por quaisquer razões, financeiras ou não), não acredito que o projeto esteja ameaçando o monopólio da Microsoft tão cedo.
bratao wrote:magina, daqui a 2 anos, que ele vai tar muito conhecido, + conhecido mesmo, e vai ter muitos developers, vai sair uma versao a casa dia, imagina, tipo o linux
Seja realista. :wink:
bratao wrote:apesar que o linux ser uma porcaria
As coisas não são ruins porque você não consegue usá-las. Se soubesse, entenderia que os desenvolvedores do ReactOS estão intimamente ligados com o movimento do Software Livre, e muitos usam Linux (se não a maioria ou até todos) como plataforma de desenvolvimento, e agradecem em sua documentação à uma série de projetos de código livre. Sem contar que estão intimamente ligados com o projeto Wine, um projeto tradicional do Linux, sem o qual esse sistema operacional não poderia ter sido feito.

Além disso, seu comentário foi um típico troll que não ajuda em nada o projeto, mas muito pelo contrário, atrapalha. Você perdeu completamente o propósito de ambos os projetos, e não falou uma coisa certa sequer. Sua ignorância é o que me faz terminar por aqui meu comentário sobre seu post, antes isso do que má fé, ricer. :wink:


Em relação à comunidades sobre o projeto, diria que é cedo demais. É bom divulgar o projeto, mas antes temos que ter algo em mãos. Sejamos mais produtivos e menos barulhentos.
ramon
Posts: 3
Joined: Wed Mar 16, 2005 11:30 pm

respondendo

Post by ramon »

P: ReactOS tem futuro e o Linux é uma merda.

R: Primeiro que o linux não é uma merda, e foi ele quem deu a luz ao projeto wine que foi a base na qual esses caras começaram a desenvolver este SO, e o linux é muito mais seguro que este SO que agente nem sabe como é a segurança dele.
Segundo que tem um futuro provisório, pois ele é opensource. Mas tem os direitos sobre o código fonte deste projeto (exceto o wine). Então torna pago em um piscar de olhos e ninguém mais pode utilizar este código em outros projetos open source.

P: Microsoft pode processar?

R: Se ele quiserem, podem sim. Pois eles tem advogados o suficiente para criar um motivo qualquer. É que ainda não chegou nos ouvidos dele, ou está se fazendo de bobo.
Mas se ele vai ganhar o processo creio que não, pois este projeto "Wine" e "ReactOS" começaram do zero e não quebram a patente da Microsoft em si, somente interpreta e instala. Quebrar a patente seria ter um programa que criasse programas para "Extensões e parametros patenteados pelo" Windows (exemplo), ou engenharia reversa.

Valeu,
Ramon
"Quem não se comunica, se trunbica." Xacrinha
João Jerónimo
Posts: 30
Joined: Thu Dec 09, 2004 5:28 pm

Re: respondendo

Post by João Jerónimo »

> Segundo que tem um futuro provisório, pois ele é opensource.

Não só: Alem de ser opensource é também Software Livre

> Mas tem os direitos sobre o código fonte deste projeto (exceto o
> wine).

Claro que tem... se não os tivesse não poeriam fazer dele Software Livre.

> Então torna pago em um piscar de olhos e ninguém mais
> pode utilizar este código em outros projetos open source

Um programa opensource (e o mesmo vale para o Software Livre) pode passar a ser pago sem passar também a ser software proprietário...

E há mais uma coisa... um programa que seja Software Livre não o pode deixar de ser, portanto se, agora, é legal criar trabalhos derivados do ReactOS, então sê-lo-á para sempre (a menos que a definição de Software Livre seja alterada, o que não me parece que venha a acontecer!)...[/url]
ramon
Posts: 3
Joined: Wed Mar 16, 2005 11:30 pm

Post by ramon »

Existe um diferença entre opensource e livre
OpenSource: Codigo fonte aberto para todos poderem contribuir e mandar os seus patches e modificações (Bom para quem é o dono do projeto).
Licença: O proprietario do codigo fonte tem o direito de colocar a licença que achar necessário, pode ser proprietário e open source ao mesmo tempo (Bom para quem tem intenções capitalistas).

Porque eu digo que acho que vai ser pago, pois eu vi no blog de um cabeça de projeto falando que aquele outro windows generico estava usando codigo do reactos e isto era ilegal. (Não vi a licença deste software ainda mas não gostei nada de colocar esta restrição)

Resumindo, licença é diferente de codigo livre.
"Quem não se comunica, se trunbica." Xacrinha
sandroavieira
Posts: 6
Joined: Fri Sep 30, 2005 12:46 pm

Post by sandroavieira »

Caros Colegas

Este Sistema operacional se baseia em um microkernel ou em um Sistema Monolitico ?

SE for o mesmo principio do Linux é um sistema monolitico, ao meu ver quando o NT é o microkernel... ?


Agradeço a atenção...


Sandro Amilton Vieira
johnny.l.kid
Posts: 7
Joined: Tue Oct 11, 2005 4:37 pm

Post by johnny.l.kid »

nem o linux nem o windows são verdadeiros sistemas micro-kernel.

É verdade que o linux pode ter um pequeno kernel e muitos modulos e que o - segundo a microsoft - kernel do windows é baseado num micro-kernel.

GNU-Hurd - quem quer um micro kernel GPL escolhe esse.
juniorsk8
Posts: 3
Joined: Wed Oct 18, 2006 6:05 pm

Minha Opnião!

Post by juniorsk8 »

bom, antes eu achava q não tinha nenhum futuro! É Sempre a mesma coisa! algum doido desmiolado querendo sozinho criar um SO... E Quando acha um projeto que até poderia ser levado a frente, ele é basiado em Unix... EU ODEIO TODO Sistema Operacional Q TERMINA EM "IX"!!! = LINUX, UNIX!!! TUDO!!!

Mas, se surpreendi quando ví o projeto ReactOS!! e me fiz a mesma pergunta... Será que esse SO tem futuro??? Será que ele não teria problemas legais com a Microsoft??

Na minha opnião esse SO tem muito futuro!! tanto no Brasil quanto no resto do mundo!! Aqui no Brasil, com uma boa divulgação, será otimo!

Nós deveriamos contruir uma versão Brasileira, poís eu ví e testei o ReactOS!!
Ele é incrivel!

Creio que mais algumas melhoras e irá atrair muitos mais usuários!

Creio que em breve, o ReactOS irá se tornar um "Grande Rival" do Linux, que tem atraído muitos usuários, e principalmente do SO mais usado: a familia Windows®!

Eu Indico o ReactOS!

Tenho mais uma sugestão para a comunidade Brasileira: Criar um site 100% Brasileiro... ou seja, termos o próprio site do ReactOS no Brasil!
Seria Incrivel!

Flw!
peul
Posts: 1
Joined: Wed Mar 07, 2007 12:29 am

Post by peul »

Na verdade o ReactOS é mais irmão do Linux do que do Windows. A grande sacada dele é ser hibrido, ou seja, ele roda software de Windows mas utiliza o que cada um dos 2 sistemas tem de melhor. Os desenvolvedores querem o ReiserFS do Linux como filesystem nativo, ele é superior ao NTSF5. O Samba também poderá ser incorporado com rede padrão. Mesmo que Microsoft reconhece a eficiência ou superioridade de algumas tecnologias livres, jamais as utilizaria e com toda a razão. Ela é uma empresa comercial que pesquisa e desenvolve tecnologia.Com o ReactOS os usuários vão ter a chance de optar por um sistema compatível com o Windows para rodar suas aplicações ou pagar pelo Windows porque valorizam o software da Microsoft.
João Jerónimo
Posts: 30
Joined: Thu Dec 09, 2004 5:28 pm

Re: Minha Opnião!

Post by João Jerónimo »

juniorsk8 wrote:bom, antes eu achava q não tinha nenhum futuro! É Sempre a mesma coisa! algum doido desmiolado querendo sozinho criar um SO... E Quando acha um projeto que até poderia ser levado a frente, ele é basiado em Unix... EU ODEIO TODO Sistema Operacional Q TERMINA EM "IX"!!! = LINUX, UNIX!!! TUDO!!!
Acho que ninguem deve ter ódio por um sistema operativo só porque não gosta dele. A informática moderna *requer* diversidade, e a diversidade *requer* responsabilidade. Os sistemas operativos não são melhores nem piores por terem um kernel monolítico nem piores por terem um microkernel. Uso Linux no dia-a-dia mas não tenho nada contra a windows enquanto sistema operativo, pelo contrário, devo conhecê-lo o mais possível, porque conhecer a diversidade é estar preparado para a informática do futuro...
juniorsk8 wrote:Creio que em breve, o ReactOS irá se tornar um "Grande Rival" do Linux, que tem atraído muitos usuários, e principalmente do SO mais usado: a familia Windows®!
Acho muito mais razoável recomendar um ReactOS (não propriamente no estado em que se encontra, mas um mais completo, algo que será bastante possível no futuro) a alguem que não tem propriamente um interesse intenso na área da informática do que recomendar-lhe um Linux, que é um UNIX.
NÃO acho que se deva falar de "rivalidade" nem de "batalha de software", muito menos entre software livre, porque isso é simplesmente uma estupidez. O nosso INIMIGO é o software proprietário. Repara bem que uma das coisas que a gente está aqui a fazer é a dar guerra ao software proprietário. Não porque ele seja mau, porque reconheço que há muito software proprietário de qualidade, mas precisamente por ser proprietário.

Se a microsoft decidisse libertar o código fonte do Windows E torná-lo Software Livre, esta guerra terminava de imediato. Isso significa que o ReactOS deixava de fazer sentido e acabava? Claro que não! O objectivo do React continuaria a ser clonar o windows, poderia ou não passar a utilizar algum código retirado do windows, poderiam ser tomadas as decisões que fossem tomadas, mas o projecto continuaria a contribuir para o desenvolvimento da informática porque, repito, a informática moderna requer diversidade, responsabilidade, e (agora acrescento a mais importante, já que é condição das duas últimas) liberdade.

JJ
Post Reply

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 7 guests