Skinning

Post Reply
Duck
Posts: 24
Joined: Mon Jan 03, 2005 4:44 am

Skinning

Post by Duck »

Olá Pessoal, esta é a minha primeira vez nos forums. Espero poder ajudar a desenvolver o ROS.
Não entendo nada de programação mas se necessitarem de alguma ajuda a fazer tradução para Português (Portugal) estou disponível, ainda que dentro das limitações impostas pela minha vida profissional e pela minha condição de pai.

Dito isto, passo desde já aos actos:
Estive durante o fim de semana a modificar o aspecto original do windows (Não imaginava como, mas uma simples alteração no aspecto do sistema pode ser super benéfica para a funcionalidade e gozo no uso do windows)
e verifiquei que é bastante moroso e (para utilizadores normais) até complicado alterar o aspecto do windows, especialmente no que toca á troca de ícones.

Para podermos trocar os estilos visuais do windows XP temos pelo menos substituir ficheiros de sistema e respectivas cópias de segurança.

Para alterar os ícones e outros elementos visuais temos de fazer alterações em numerosos ficheiros visto que os ícones estão duplicados e espalhados por ficheiros e suas cópias de segurança no sistema operativo o que é extremamente moroso e aborrecido.

Pode ser ainda bastante cedo para começar a pensar no aspecto final do sistema mas seria decerto bastante benéfico para os utilizadores finais que o ReactOS fosse bastante mais fácil de modificar visualmente que o windows. E, como o ROS ainda está nas suas bases, pode ser a melhor altura para implementar algumas modificações ao trabalho existente no windows versão XP. Afinal, o que vocês estão a tentar fazer é recriar um sistema baseado no windows mas sem os erros feitos pela microsoft certo?

Isto é o que eu penso que deveria ser feito:

Para começar, em vez de espalhar os ícones pelo sistema dentro dos dll's, no ROS os ícones deveriam ser colocados num ficheiro ou pasta específicos como acontece com as fontes e os cursores do rato por exemplo.
O mesmo deveria ser feito com os sons do sistema, estilos visuais, Papeis de parede e screensavers para que podessem ser alterados com facilidade. Decerto, isto seria um grande atractivo para uma grande comunidade de actuais utilizadores do windows.

Quanto aos estilos visuais em si, verifiquei que neste momento, há uma firma "http://www.stardock.com/" especializada em software de skinning para o windows, que já extende a capacidade do motor gráfico do windows XP para usar aceleração de hardware (utilizando menos recurosos que o sistema original e fazendo a visualização mais rápida bem como aumentando a qualidadede imagem) e que esse mesmo software quando instalado num sistema com windows 98 por exemplo, substitui por completo o motor gráfico do sistema actualizando-o paraser igual ao utilizado por eles no XP. Posto por outras palavras, se vão passar tempo a criar um clone do motor gráfico do interface do windows talvez seja mais fácil entrar em contacto com essa empresa. Decerto para a empresa (que conta com uma enorme base de utilizadores) o ReactOS seria mais um sistema onde poderiam encontrar clientes o que para já perfaz um bom argumento de cooperação.

Já escrevi demais... :D
Fico á espera das vossas opiniões!
wsnake
Posts: 3
Joined: Sat Nov 27, 2004 6:22 am
Location: Brazil
Contact:

Post by wsnake »

O ReactOS está sendo desenvolvido para ser um sistema compativel com o Windows NT 4 e futuramente com o 2000 e XP, não se pode simplesmente juntar todos os icones e colocar numa pasta, isso faria que essa compatibilidade deixasse de existir. Temos que entender que não estamos criando um sistema novo, onde podemos fazer tais modificações, temos que seguir um padrão que já existe.
O que pode ser feito é um utilitário de configuração para facilitar essas modificações, sendo que esse utilitário também seria compativel com o Windows.

Sobre modificar o XP, tente StyleXP 2.0 que pode ser encontrado no seguinte endereço http://www.tgtsoft.com/download.php com alguns clics do mouse vc deixa seu windows totalmente diferente, você pode copiar os temas nesse outro site http://www.themexp.org/ tem material pra você mudar o que vc quiser no seu windows, sem ter q mexer na parte do sistema, só usando esse programa (StyleXP 2.0).

Espero ter ajudado e esclarecido suas duvidas.
Duck
Posts: 24
Joined: Mon Jan 03, 2005 4:44 am

Re:Re: Skinning

Post by Duck »

OK, entendo onde querem chegar. O facto é que tenho conhecimentos suficientes para saber quais as melhorias que poderão incompatibilizar o ROS com as aplicações do Windows.
A ideia de criar um utilitário de configuração compatível com o Windows para essas tarefas parece-me bastante positiva!

De facto, o programa que mencionei ontem é isso mesmo e muito mais. Hoje já tive a oportunidade de o experimentar no meu PC.
Eu já experimentei o stylexp antes e já utilizei até o (antigo) método desse programa para alterar os estilos visuais do Windows, alterando o ficheiro uxtheme.dll e as suas respectivas cópias de segurança. O resultado é o mesmo sem utilizar o programa em si.
Para mudar os ecrans de boot e de login usei outros programas grátis da outra empresa. que mencionei.
O que o stylexp faz, seja pela alteração desse ficheiro (no que toca á alteração dos estilos visuais) é tornar possível o uso de outros estilos visuais para o Windows que não o original.

Por outro lado, O Windowblinds (4.4 actualmente) acrescenta outras capacidades ao motor do Windows XP como aceleração de hardware para melhorar o comportamento do gui.
Fiz o download ontem e já estive a utilizar o programa hoje e posso dizer desde já que é visivelmente mais rápido e não utiliza mais recursos que o método da alteração do ficheiro. Mais, tem capacidade para realmente alterar a interface. Neste momento estou com um estilo visual de MAC OSX, com os botões do lado esquerdo das janelas inclusive. Este software que acrescenta capacidades ás originais do Windows XP é 100% compatível com o sistema e esta empresa é certifica da pela Microsoft o que dá bastantes garantias de fiabilidade e compatibilidade.

Segundo as informações que pude obter pela Internet através do Google, este software é compatível com sistemas até Windows 98. No caso do Windows acrescenta capacidades ao motor nativo. Aos sistemas anteriores, actualiza-os de forma a ficarem com as mesmas características do motor do XP melhorado.

Por favor Lê as informações aqui antes de me responderes a este novo post ok? http://www.stardock.com/products/windowblinds/wb4/

O meu ponto é:

Será que é necessário passar por todos os degraus até chegarem ao Windows XP quando podem utilizar (clonar) esta tecnologia e saltar do Windows 98 para o XP se sabem que a tecnologia é 100% compatível?
Mais, já imaginaram a facilidade com que com este sistema poderíamos criar estilos visuais para o ROS?

Fico á espera de resposta
RF
Vitor Hugo
Posts: 4
Joined: Sat Dec 18, 2004 6:42 pm
Location: PI/Brazil
Contact:

Dúvida cruel e a necessidade de discussão...

Post by Vitor Hugo »

Como o nosso caro amigo de Portugal estava comentando, qual será realmente a nossa necessidade? Ou melhor, qual o sistema operacional que nós realmente desejamos?

Acredito que nos basearmos em empresas que trabalham com software proprietário é um erro, a Stardock, como ele mesmo disse, é certificada pela Microsoft, portanto, não podemos 'clonar' nada que venha dela, porque acarretaria em implicações legais aos organizadores e colaboradores do projeto. Portanto, a tecnologia stardock é um modelo inviável, haja vista também que apesar de ser um software certificado, ele é um utilitário adicional não nativo do kernel NT, ou 9x, portanto, pode ser que existam especificidades deste programa que estejam incoerentes com o padrão estrutural do kernel microsoft, (podem sair um pouco da linha de programação do kernel para ganhar algum benefício).

Entretanto, a discussão sobre que tipo de Sistema Operacional que nos desejamos é que é mais a mais interessante. Como todos sabem, o Linux e os utilitários GNU tem o objetivo claro de seguir os padrões Unix, isso quer dizer, programas, utilitários, e kernel, voltados para a linha de comando, é claro à todos que o Linux é um sistema muito melhor e muito mais poderoso na linha de comando, do que na interface grafica com o usuário. Este é o nosso objetivo, além de sermos comtatíveis com o NT 4? Ou nós queremos um sistema operacional poderoso em interface gráfica, como o MacOS/BeOS?

Eu acredito que podemos perfeitamente juntar o nosso objetivo principal que é o de sermos compatíveis com o kernel microsoft NT 4 e sermos muito melhores na inteface gráfica.

O Windows é falho na GUI porque apesar de ter sofrido profundas modificações em suas estruturas de gerenciamento de memória, usuários, GUI/Janelas, e outras partes do kernel, não deixou alguns vícios das antigas versões baseadas em DOS/Windows 9x. É claro que com o NT 5.1 o windows evoluiu da água pro vinho, entretanto, ele ainda fica muito aquém de sistemas como o MacOS X, que é um sofrware incrível no gerenciamento da GUI.

Então, continuando as questões sobre Skining... E aí? Não seria importante se pensar que tipo de 'poderes' nós queremos para o nosso kernel? Para já irmos implementando (sem sair da linha NT 4), capacidades que o Windows não possuí? Espero respostas...
Vitor Hugo
bratao
Posts: 57
Joined: Thu Dec 02, 2004 12:23 pm

Post by bratao »

Acredito que voces estão indo longe demais, temos que fixar nossos pes no chão, o Ros ainda tem muito caminho pela frente, temos que implamentar muita, muita coisa no kernel ainda, tenho certeza absoluta que até o ROS 0.4 80 % das funcoes jah teriam sidas implamentadas e apartir disso, agente ganharia, muitos Developers em nosso projecto, e para implamentar O sistema de Skinning seria muito mais facil devido ao grande numero de pessoas trabalhando e seria benefico, pois obrigaria a revisar e reescrever grande parte do codico, que seria otimo.

eu particulamente prefiro um sistema , funcional e estavel , do que um apenas bonito
Duck
Posts: 24
Joined: Mon Jan 03, 2005 4:44 am

Post by Duck »

No que toca ás questões legais, clonar o programa que eu referi (como exemplo) não deverá trazer mais problemas legais que clonar o próprio windows, no entanto também acho que se podem fazer um sistema superior sem quebrar a compatibilidade com o sistema alvo ainda melhor!

No que toca á beleza e fluidez dos mac, tanto quanto sei tem a ver com o facto do gui funcionar com tecnologia 3d openGL (semelhante por parte da Microsoft só mesmo no longhorn???).

Na minha opinião, o melhor seria ter um sistema estável, fiável, funcional, que combine uma poderosa capacidade de trabalho através da linha de comandos com um gui igualmente impressionante. Decerto não é impossível.

Eu sei que pode ser ainda cedo e há ainda muito trabalho á frente dos voluntários. Mas se considerarmos que certas decisões devem ser tomadas logo á nascença dos projectos... Por isso preferi falar nisto assim que me ocorreu.
Além do mais, á velocidade que este projecto parece evoluir não tardarão muitos anos (se tudo correr bem) para que possamos começar a testar o ros nas nossas máquinas. Pelo menos é o que eu espero!

Para finalizar, vou dar-vos aminha opinião sobre o que acho que traria mais gente para este projecto: Os jogos que correm no windows. Se o ros conseguir correr os jogos que até agora funcionam no win, tem decerto futuro garantido.
fernandotcl
Posts: 2
Joined: Sun Jan 30, 2005 7:28 am
Location: Sao Paulo, Brazil

Post by fernandotcl »

A versão estável nem desliga ainda... Acorda pessoal...
Post Reply

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 13 guests