Página Facebook?

Post Reply
joao.jeronimo.89
Posts: 9
Joined: Tue Feb 26, 2013 11:23 pm

Página Facebook?

Post by joao.jeronimo.89 »

Porque não criar uma página no Facebook sobre ReactOS? Numa perspectiva de divulgar e dar a conhecer em Portugal e no Brasil e tal...
É que como toda a gente anda por lá hoje em dia, é capaz de dar mais visibilidade à coisa. Para além que no Facebook dá para fazer Share e isso dá publicidade fácil.
A malta que testa o ROS em máquinas reais pode até postar os seus screenshots e/ou fotografias com as (poucas) traduções que existem, e tudo o resto... Dar uma imagem mais concreta deste projecto que até agora tem se parecido um pouco com um "fantasma". Passar a ideia que qualquer um pode experimentar o ROS se quiser.
Pode ajudar a destilar o interesse que poderá mais tarde ser aproveitado quando o SO estiver mais completo.

É só uma ideia!

JJ
Marco Aurelio
Posts: 31
Joined: Sun Apr 15, 2007 2:23 am

Re: Página Facebook?

Post by Marco Aurelio »

É uma boa idéia, tens que arrumar pessoas para cada área, se não, fica muito trabalho centralizado. Como ReactOS esta em desenvolvimento surgiram perguntas sobre funções e bugs.
A grande sacada seria! Trazer desenvolvedores windows para Reactos; mostrando as vantagens, que só há em um modelo de desenvolvimento livre. 8-)
joao.jeronimo.89
Posts: 9
Joined: Tue Feb 26, 2013 11:23 pm

Re: Página Facebook?

Post by joao.jeronimo.89 »

Marco Aurelio wrote:É uma boa idéia, tens que arrumar pessoas para cada área, se não, fica muito trabalho centralizado. Como ReactOS esta em desenvolvimento surgiram perguntas sobre funções e bugs.
A grande sacada seria! Trazer desenvolvedores windows para Reactos; mostrando as vantagens, que só há em um modelo de desenvolvimento livre. 8-)
Tens razão. Não dava. Acho que não há massa crítica para isso, e eu falo por mim, pois acho que não seria capaz de manter o interesse numa coisa dessas.

Tenho estado a pensar em como se poderia criar um espaço português em que se pudesse levar o ReactOS mais longe, numa perspectiva voluntária, sem obrigar ninguém a fazer seja o que for, de modo a que se pudesse promover o ROS, adaptá-lo, traduzi-lo, e mesmo até ajudar no desenvolvimento do projecto.
Trazer desenvolvedores do windows para o ROS não me parece nada fácil, e nem é difícil de perceber porquê.... Primeiro, estamos a falar de desenvolvedores de quê? De kernel? Praticamente só as companhias de hardware é que têm gente que saiba programar para o kernel do Windows. Fora isso só os curiosos, e o kernel do Windows não me parece ser coisa que desperte lá muita curiosidade, uma vez que os OEMs já fazem tudo!... Se até no Linux, onde é preciso fazer tudo do zero, há pouca gente a saber programação de kernel, imagina como será no ecosistema windows, onde raramente é necessário programar para kernel-mode...
Ou será que estamos a falar de desenvolvedores de aplicações? Para atrair esses não seria necessário o ReactOS estar mais completo, mais estável, etc? E mesmo aí, ou fazes software novo, ou para fazeres Software Livre para substituir o software já existente (os chamados clones) precisas novamente de chamar os "geeks", mas os "geeks" se calhar na sua maioria estão embuídos da "cultura hacker" mas não estão muito sensibilizados para a ideia de termos um "windows Livre/Opensource, e então provavelmente preferem um SO com maior base de utilizadores e "massa crítica".

Resta-nos inventar uma maneira de sair desta situação precária! Há um desenvolvedor brasileiro no ReactOS, não é? :-)

Eu acho que há uma saída. Tem de haver. Estou convencido que o ReactOS está mais desenvolvido do que parece à primeira vista. As orientações da equipa de desenvolvimento também não ajudam muito, porque eles querem à viva força fazer tudo exactamente como faz o Windows (quase que vão ao ponto de copiar os bugs), e isso atrasa imeeeeenso a chegada da "era" da usabilidade e da promoção em larga escala ao ReactOS, porque como é óbvio a equipa perde-se em coisas que são sem dúvida importantes para um projecto que se apresenta como um "clone" do windows, mas que não interessam de longe a "ninguém", como seja o suporte ao UXTheme e negócios desse género. Ainda ontem instalei o "brinquedo" no VirtualBox, e verifiquei o estado deprimente em que se encontra o ambiente gráfico, em que nem uma coisa tão simples como os botões de Back e Forward do gestor de ficheiros funcionam! Acho que isso se deve ao facto de não usarem o subsistema Arwinss por defeito, mas nesse caso, porque não o fazem???! Isto, tendo em conta que eles fizeram uma grande campanha de publicidade recentemente, é um grande balde de água gelada.
E enquanto eles brincam e se recusam a aproveitar as potencialidades do projecto, quase toda a gente que tem ou quer usar um SO do tipo do windows continua a ter de ficar agarrado à Microsoft. E... ainda não falei no desastre a que o projecto se arrisca, porque os computadores "Desktop" estão a perder quota de mercado, e se desaparecerem por completo, como é que é? Todo este trabalho megalómano de quase 20 anos é atirado ao lixo?!
Pelo contrário, se eles se preocupassem também em dar ao ReactOS uma vida própria, haveria mas espaço, penso eu, para que o SO se adaptasse aos novos "devices" que estão a substituir os Desktops... É que também há windows nos tablets, mas a maior parte dos tablets não usa processadores X86, e como tal toda esta compatilibidade ao nível do código binário é basicamente inútil num tablet!

Você sabe programar?

JJ
Marco Aurelio
Posts: 31
Joined: Sun Apr 15, 2007 2:23 am

Re: Página Facebook?

Post by Marco Aurelio »

O foco em desenvolvimento, seria desenvolvedores de aplicações, para isso o ReactOS precisaria tem as bibliotecas e funções básicas prontas e estáveis. Para o usuário comum no mínimo, ter suporte completo: usb; drivers; um sistema de arquivos melhor que fat32; multimídia; rede (dhcp, internet, wifi).
Os desenvolvedores precisam conhecer e aprender a usar a ReactOS Build Environment , tanto no desenvolvimento do ReactOS ou de aplicações win32, para atrai usuários ou desenvolvedores, o ReactOS teria um look atraente e como falei ter as funções básicas completas.

Desenvolvedor brasileiro creio que tenha no Reactos!

Sem falar, que é necessário mais traduções no site etcs. E certos problemas relacionados a costumes de usuários e desenvolvedores do windows, aversos a cultura do software livre, isolados e limitados a ferramentas privadas, achando que isso é único caminho possível.

No caso do portáteis arm, a IDE só tem .exe, ainda há um longo caminho, até algo mais concreto como sistema funcional.

É muito difícil no ReactOS, em certas áreas como hardware e alguns softwares, ter caminho próprio, pois fica atrelado a seguir o caminho do outro para poder usa-los.

Sei programar, sim! 8-)
Post Reply

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 5 guests